Pedro M S Santos |
(Uso Nickname "notpedro santos", devido á abundância de nomes como o meu... )
Nasci no equinócio da primavera ano de 1972, em Lisboa, onde resido.
Sou um auto-ditada em quase tudo o que faço, e gosto de fazer quase tudo que implique usar as mãos e construir.
Na minha juventude dediquei-me á musica como baterista de uma banda Rock, tendo abandonado o projeto devido ás habituais mudanças da vida adulta.
Para preencher o vazio deixado pela bateria, comecei a dedicar-me á fotografia, tendo gradualmente evoluindo, e esta ganhou cada vez mais influência.
Como surgiu a paixão pela fotografia?
Penso que sempre senti o bichinho, mas a música teve um papel mais apelativo na minha juventude, e só em adulto tive a serenidade para me dedicar á fotografia em pleno. Agrada-me o factor criativo e desafiante do mundo da fotografia.
Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?
Por enquanto é um hobby intenso, e tenho uma parceria com o meu companheiro de fotografia e fundador da "Lightscapes in Nature", o Marco Santos Marques, onde efectuo formação em workshops de fotografia de natureza. Está nos meus planos passar para um capítulo mais profissional.
Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta?
A nível analógico frequentei, há bastantes anos, um curso de iniciação à fotografia analógica, envolvendo a captura , revelação e ampliação.
Em fotografia digital sou um auto-didacta.
Que equipamentos e softwares usa?
Neste momento tenho uma Canon 55OD , com lentes canon 10-22 e 100mm,e uma tamron 18-270. Tripé, suporte, filtros Nd e pol, disparador, flashes etc...
Uso principalmente Lightroom e Photoshop.
Outro equipamento que uso, ainda mais importante que a Máquina e que o Software, é o despertador !
Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?
Canon 1D X com lentes prime...
De eleição ( que é como quem diz de Euros possíveis para a altura que atravessamos...): estou a fazer planos para passar para o full-frame, nomeadamente Canon 5D II , e lentes L
Analógico ou Digital?
Digital...
Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?
Sou um rendido pela natureza!
Embora goste de diversos estilos que tenham qualidade e coerência .
A natureza assume-se como uma dádiva celestial da qual apenas fazemos parte, apesar de frequentemente nos esquecermos desse facto!
Estar em sítios pouco alterados pelo ser humano, sentir cheiros/sons/etc no meio de nada, é uma sensação muito apelativa para mim.
Tento retratar a natureza em todo o seu esplendor e requinte.
Conseguir com uma fotografia transmitir certas sensações ao observador é o meu sonho.
Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?
Geralmente vou para um sitio com algumas ideias mas, com a imprevisibilidade da natureza, por vezes as ideias não resultam ou surge um outro fenómeno e rapidamente tenho que mudar de planos e aproveitar os acontecimentos.
Muitas vezes observo um sitio e tento imaginar como terá mais impacto, como será mais apelativo... imagino as diversas luzes, vegetação, ventos, nevoeiros, marés, luas, etc...,, e tento lá voltar se algumas dessas variantes tiverem probabilidades de acontecer.
Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?
A tempestade / explosão solar que aconteceu o mês passado.
Poder estar num pais nórdico a captar a Aurora Boreal que tal fenómeno provocou seria espectacular.
Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?
"The Lair" foi marcante, mas por falta de cuidado: estando numa enseada de difícil acesso, sem rede de telemóvel, onde ninguém sabia onde estava, arrisquei andar rápido sobre as rochas molhadas com maq/tripé na mão e resultou uma valente queda. Fiquei marcado com cicatrizes e nódoas negras, a máquina foi para um lado, lente para outro, filtros para outro e tripé partido....Essa foi muito marcante ;)
Identifico-me com todos os trabalhos, todos têm uma história ,
Posso destacar o momento mágico de "smile" que iniciou a minha apresentação oficial ao mundo, e "Orion" onde depois de muitas incursões á praia da Ursa fui contemplado com mais um momento único e espectacular .
Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?
Aumentar o meu portefólio aproveitando para conhecer mais recantos perdidos da natureza, comercializar os meus trabalhos, e fazer cobertura de eventos sociais.
Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?
As perspectivas nunca foram muito boas, devido ao país ser "pequeno", e ao trabalho de fotografia não ser levado muito a sério pela maioria da população, talvez por desconhecimento ou por "mitos" ...afinal basta um click e um pouco de photoshoping e temos fotografias perfeitas...
Também temos o problema de muitos fotógrafos quase que oferecem o trabalho, assim como outros que não primam pela qualidade do mesmo , contribuindo assim para uma desacreditação do fotógrafo em geral.
Mesmo assim penso que com dedicação, atenção, persistência, e profissionalismo ,existe mercado para a Fotografia.
Quais são os teus fotógrafos de referência?
Demasiados para referenciar todos... de entre os quais, saliento o Sr. Ansel Adams, um dos grandes mestres no mundo da fotografia de natureza.
Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas?
Gostei das mudanças / experiências que houve nestes dias, tornou-se mais directo, penso que uma ligeira compactação geral seria benéfica.
A parceria com a revista Zoom e a Super Foto digital são uma mais valia.
Deixe o link do seu site ou blog.
http://www.pbase.com/pedrosantos
Poderá ver abaixo os trabalhos do Pedro que estão na Galeria do fotogenicos.net
Sem comentários:
Enviar um comentário