segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Entrevista com Sílvia Dias (Ikai-Zixie)

Sílvia Dias. 25 anos.
Costumo dizer que não passo de uma rapariga normal, com sonhos, medos e alguma imaginação útil. Sou uma artista visual que ainda luta por ser reconhecida e para vingar no mundo das artes.

Sou recentemente licenciada no curso de Artes Plásticas e Intermédia, pela Escola Superior Artística do Porto e um dos meus maiores sonhos é ajudar os meus pais. Inspiro-me na música, nos meus sonhos, nas minhas memórias - principalmente as da infância -, e no Final Fantasy (video-jogo que me acompanha desde os 10 anos de idade).



Como surgiu a paixão pela fotografia? 

Foi em 2009, durante o meu 2º ano de licenciatura. Embora eu já gostasse e admirasse fotografia no geral, nunca olhava para ela de uma maneira artística, vá. Admirava, apenas, e a maior parte das vezes pegava numa foto que gostasse muito - normalmente retratos e afins - e pintava-a em tela. Quando iniciei o meu percurso no meio das artes, comecei pelo que mais gostava que era o desenho e a pintura a acrílico. Quando ingressei no ensino superior, comecei a aprofundar os meus conhecimentos artísticos e práticos, e acabei por alterar grande parte do meu sentido estético.

Depois, como já disse, no meu 2º ano de licenciatura, durante a disciplina de Laboratório Multimédia, a docente obrigou-nos, literalmente, a entrar em contacto com a fotografia para desenvolvermos a nova proposta prática. Fiquei nervosa e ansiosa pois nunca antes tinha manuseado uma máquina fotográfica que não fosse compacta e muito menos trabalhado com fotografia artística. Pedi ajuda ao meu irmão, que como é jornalista já estava habituado a trabalhar com este tipo de máquinas. Pedimos emprestada uma Canon 30D a uma amiga e fiz figas para que tudo corresse bem. O que é certo é que amei a experiência. Senti-me livre enquanto fotografava a ideia e o conceito que tinha desenvolvido préviamente; via-a a ganhar vida e forma!

Desde então nunca mais deixei a fotografia para trás. Encontrei um novo método de criação que me livrou de muitos "fantasmas" que a arte tradicional me trazia, pois sempre tive dificuldades em passar para o papel as ideias que me apareciam na mente. Assim, com a fotografia, tudo ficou mais fácil. Não quero, porém, dizer com isto que deixei de pintar ou desenhar; ainda continuo, mas no que toca a criar algo de raíz, tenho a fotografia como método artístico.

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

Bom, acho que tenho que dizer que faço dela a minha profissão, embora não me considere fotógrafa. Só digo isso porque tenho orgulho no curso que tirei. Graças aos meus pais consegui terminar a licenciatura e quando me entreguei ao mundo das artes foi sempre com o objectivo de levar este caminho como profissional. Como sou formada em Artes Plásticas e Intermédia, dizer apenas que sou fotógrafa seria bastante reductor àquilo que realmente faço. Poderia ter terminado a licenciatura sem nunca passar pela fotografia ou sem trabalhar com ela posteriormente. A parte Intermédia do curso abrange os novos media, por isso aprendi de tudo um pouco dessa área. Tive a sorte de encontrar na fotografia aquilo que me faltava e continuei a desenvolvê-la por mim mesma.

Portanto, acabo por dizer que sou Artista Visual Multi-Disciplinar, pois trabalho com pintura, vídeo e fotografia - até à data.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta? 

Não tive formação específica. Quando tivemos que trabalhar com fotografia, como já falei mais acima, a docente deu-nos umas pequenas luzes de como manusear, manualmente, uma máquina - fosse ela analógica ou digital. Deu-nos uma pequena formação, durante uma aula de 3h, sobre luz, objectivas e afins. O resto seria connosco. Poderiamos estudar mais um pouco para o projecto que tínhamos que fazer ou não. Depois disso nunca mais fomos obrigados a trabalhar com fotografia. Sempre que tínhamos a oportunidade de escolher a técnica para desenvolvermos um projecto, alguns de nós acabamos por escolher a fotografia como base, outros escolhiam o mais tradicional. Tudo dependia de cada um. Eu comecei a trabalhar mais com ela e para isso fui aprendendo sózinha.

Aprendi lendo tutoriais na internet, pesquisando-os no google, via trabalhos fotográficos de artístas plásticos e analisava promenores a partir delas, estudava composições de pinturas renascentistas e outras épocas históricas que mais me agradava e punha as minhas ideias em prática, como ainda hoje faço.

Que equipamentos e softwares usa?


A nível de equipamento fotográfico eu tenho uma Canon 50D. Foi a minha primeira máquina digital deste calibre. Quis logo adquirir uma máquina significativamente boa pois eu sabia que ia continuar a trabalhar com fotografia. Sempre fotografei com a lente que vinha com a mesma que é uma 17-85mm IS. Recentemente adquiri uma lente de 50mm 1.8 - algo que eu queria imenso há algum tempo -, e prentedo ficar por aqui. Acho que a ideia, o conceito e a maneira de como trabalhamos a composição é mais importante do que a técnica e o material, embora, tal como acontece com a pintura, por exemplo, um pincél mais barato e uma tinta de qualidade mais fraca não vai ajudar muito no desenvolvimento da obra: um pincél barato largará pêlo por toda a tela e as pinceladas não serão suaves e firmes, e uma tinta com menos qualidade não se unirá à tela, nem nunca terá a consistência perfeita que, possivelmente, o artista quererá atingir. Porém, quando a vontade é grande, do pouco se faz muito, até a altura de mudar de material.

Software uso apenas e só o Photoshop CS3. Também tenho o Lightroom mas pouco uso faço dele. Apenas o abro para trabalhar o ficheiro RAW.

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição? 


Não vou mentir, um dia gostaria imenso de ter uma Canon 5D. Sei que agora já há a Mark III, portanto pela altura em que a poderei, eventualmente, adquirir, logo se verá qual a série que pretendo. Digo que a quero por ser muito rápida em termos de captura e processamento. Em termos de lente, gosto muito das de 50mm e gostaria de ter a Canon 50mm 1.2 IS um dia. Depois tenho uma vontade imensa de ter uma analógica vintage de médio formato, seja ela uma Hasselblad ou outra. Tenho uma Canon Demi de 1964 do meu pai, mas infelizmente está avariada. Ando a ver umas analógicas com objectivas não-fixas de 50 mm mas ainda não me decidi qual quero, se uma Minolta, Yashika ou Praktica...

Analógico ou Digital?

Cada uma com a sua beleza. Uma amiga minha, estudante de fotografia, diz que a fotografia analógica tem outra magia que a digital não tem. Citando-a "Aquele momento em que vamos revelar os negativos e a espectativa de como ficou a foto ou como irá sair...é algo único!" - e é de verdade. Eu já trabalhei com analógica. Nasci nos anos 80 por isso é mais que óbvio, mas claro, nunca de maneira artística, por isso estou mesmo ansiosa para começar a trabalhar com ela nos meus trabalhos conceptuais. Tenho uma Polaroid - adquiri há uns meses -, mas ainda não arranjei cartuxo para ela e, como disse na pergunta anterior, ando à procura de uma analógica vintage, de preferência entre os anos 60 e 80 para comprar mas ainda não encontrei a ideial.

Para trabalhos do dia-a-dia ou que sejam mais experimentais, claro que prefiro trabalhar com analógico. É bem mais fácil ver logo como saiu e apagar se ficou mal. A analógica, nesse sentido, acaba por fica mais dispendiosa, embora o que tenho em mente é apenas revelar o rolo e digitalizar os negativos para CD, assim poupo imenso não obtendo as suas ampliações.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia? 


Conceptual, narrativo, surreal, ilustrativo... Tenho um gosto próprio por tudo o que é estranho ou fora de contexto, por assim dizer. Também gosto de moda e beleza - foi nesse campo de comecei a fotografar mais, mas dava sempre um toque meu à composição.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?


Tenho sempre a ideia pré-definida. Quando as ideias me surgem eu aponto-as num caderno. Depois ou desenvolvo-as se achar que falta algo, aquele toque, ou deixo-as assim e arranjo maneira de criar essa composição. Porém, por muito mais que tenha algo pré-definido existem imensas variáveis: ou a modelo não está a conseguir seguir as minhas ideias, por exemplo, e tenho que alterar qualquer coisa para que funcione - o que é normalíssimo - ou a modelo me dá algo mais e eu aproveito isso. Por norma trabalho com amigos e não modelos profissionais. Até à data só trabalhei com uma modelo, que me encontrou, todos os outros são amigos e amigas minhas que eu acho que têm algo nas suas expressões.

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?


Alguns dos meus primeiros trabalhos fotográficos foram de rua e eu procurava a beleza das emoções naturais. Hoje em dia já não o faço, embora admire imenso o estilo. Se eu ainda trabalhasse com fotografia rural e urbana, continuava a procurar emoções, principalmente emoções puras e serenas, pessoas que contem histórias apenas com o olhar. Partidas e chegadas de entes queridos em estações de comboio e afins... Agora um acontecimento recente propriamente dito, não sei precisar.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?

Tenho que dizer que foi o meu primeiro auto-retrato. Eu nunca me senti confortável a ser fotografada a nível artístico, mas após duas sessões fotográficas falhadas - que não correram como eu tinha em mente pois o modelo ficoou aquém das minhas espectativas -, eu fiquei frustada e e deixei de fotografar durante uns meses... Durante esse tempo havia algo a crescer dentro de mim e a tornar-se cada vez mais forte, até que um dia não consegui lutar contra esse sentimento: eu tinha que me auto-retratar. Quem mais é que poderia transmitir aquilo que eu queria capturar senão eu? Só assim é que eu, posteriormente, conseguia ajudar outros modelos e procurar aquilo que eu queria neles da melhor maneira.

Por isso, depois do meu auto-retrato que foi baseado em memórias da minha infância, encontrei um novo caminho.

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?

Quero continuar a criar novas composições, sempre agradando-me em primeiro lugar. Espero que com isso consiga vingar no mundo das artes, arranjar trabalho - tenho o sonho em ser docente -, para que assim consiga ajudar os meus pais, realizar os meus sonhos e, acima de tudo, continuar a minha caminha como artista visual.

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Acho que Portugal ainda tem muito que crescer a nível artístico. Há pouca gente a dar valor às Artes Plásticas... Quando digo que sou licenciada nessa área e ainda desempregada, olham-me como se tivesse a pior doença do mundo, torcem a cara e dizem "Está mau". Artes Plásticas não tem que ser sinónimo de desemprego. Temos é que lutar e ser diferentes, acima de tudo. Há muita gente a fazer a mesma coisa, possivelmente porque optam pelo lado seguro e têm medo de arriscar, mas eu prefiro arriscar e vingar, seja agora ou mais tarde. Há uma frase que eu gosto imenso que diz "Antes escrever para si e não ter público, do que escrever para os outreos e não ter identidade". Acho que isso diz tudo. Como costumo dizer, tudo virá a seu tempo e Portugal há-de crescer a esse nível também. Temos tantos artistas fabulosos por aqui, seja na área da escrita, música, fotografia ou artes plásticas, porquê desistir?

Quais são os teus fotógrafos de referência?

Tenho alguns. Sarah Moon, Zemotion, Brooke Shaden, Tim Walker, Man Ray, Annie Leibovitz e depois tenho artistas plásticos de referência como Klimt, Salvador Dalí, Egon Schiele, Lucian Freud, Paula Rêgo, Andy Warhol e épocas artísticas, das quais, Surrealismo, Simbolismo, Pré-Rafaelita, etc.

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas? 


Gosto imenso da promoção que fazem a novos artistas, no geral. Vocês não olham a quem, nem se são pouco ou muito conhecidos e isso é uma mais valia para todos nós. Também admiro a vossa generosidade e todo o apoio que nos dão; isso acima de tudo. Um muito obrigada!

Deixe o link do seu site ou blog.

www.facebook.com/ikaizixiephoto

www.ikai-zixie.blogspot.com


Poderá ver abaixo os trabalhos da Sílvia que estão na Galeria do fotogenicos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...