segunda-feira, 19 de março de 2012

Entrevista a Jorge Casais


Jorge Pedro Barradas de Casais, nascido a 5 de Novembro de 1978, licenciado em Educação Física e Desporto desde 2003, vive em Viseu onde é professor desde 2008. Viveu no Porto até 2007, é fotógrafo nos tempos livres.
Apaixonado pela fotografia desde muito pequeno, usava e abusava da máquina dos pais por não ter máquina própria. A vontade de querer registar cada momento levou-o a gastar muito rolo, diminuindo com a evolução digital.
Apesar de ter um portfólio variado é pela macrofotografia de natureza que sente mais atracção. Ultimamente tem apostado masi na área da moda, casamentos e baptizados.
Participou em vários concursos de fotografia onde obteve diversos prémios e menções honrosas, dos quais se destacam:

- 1ºPrémio no 1º Concurso de Fotografia organizado pelo Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Oleiros com o tema “Fotografia e Meio Ambiente” (2006)
- 1º Prémio no Concurso de Fotografia “A Luz do Parque”, realizado pelo Parque Biológico de Gaia (2006);
- 3º Prémio no 2º Concurso de Fotografia “Ambiente, Imagens Dispersas”, com o tema “Visões Criativas da Natureza”, promovido pela Associação Juvenil Amigos do Cáster (2007);
- Menção Honrosa, no 3º Concurso de Fotografia “Ambiente, Imagens Dispersas”, com o tema “Natureza, Luz e Cor”, promovido pela Associação Juvenil Amigos do Cáster (2008);
- FIAP Silver Medal, no 34º Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve, “Algarve Photo Salon 2008”;
- 1º Prémio no Concurso de Fotografia “Feira de S. Mateus 2008”, com o tema “Retrato de Menina”;
- Vencedor do Concurso “Cartaz Feira de S. Mateus 2009”
- RACAL Medal 2, no 35º Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve, “Algarve Photo Salon 2009”
- 2º Prémio no "2nd International “Milvus” Nature Photography Contest", Roménia.
- Participou nos livros colectivos "Olhar a Nu" (Julho 2009) e "Olhar a Urbe" (Maio de 2010) da Chiado Editora.
- Editou o livro "Natureza ao Pormenor" (Nature Details), da Papiro Editora, Julho de 2010.

Publicou fotografias e artigos em diversas revistas, participou em 26 exposições colectivas e realizou 6 exposições individuais.
O seu trabalho poderá ser apreciado no seu site pessoal www.jorgecasais.com e no seu blog de natureza http://mothernaturephotography.blogspot.com.


Como surgiu paixão pela fotografia? 

Desde pequeno que tenho cá dentro o "bichinho" da fotografia. Essa paixão despertou do desejo de querer registar e eternizar cada momento, cada situação. Comecei a fotografar desde muito cedo com a máquina dos meus pais até juntar dinheiro para adquirir uma própria.

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

Escolhi como profissão ser professor de Educação Física e faço fotografia por paixão (ainda maior do que ser professor). Realizo também alguns trabalhos remunerados como casamentos, baptizados e afins.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta?

Sou um auto-didacta mas foi através da participação em sites de fotografia que fui evoluindo.
Posteriormente tirei um Curso de Iniciação à Fotografia, um Curso de Fotografia de Natureza e realizei alguns workshops.

Que equipamentos e softwares usa?

Material: Canon EOS 7D, Canon EF 24-105 F4 L IS USM, Canon EF 50 F1.8, Sigma 105 F2.8 EX DG Macro, Sigma 50-500mm F4.5-6.3 APO DG OS HSM, Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM, Sigma 70-200 F2.8 II APO EX DG Macro, 2x Flash 580 EX II, Walimex Ringblitz RF18TTL C (Macro Flash), Disparador para a máquina sem fios JJC WR-100, Disparador de flash yongnuo ST-E2, Tripé manfroto e monopé manfroto 681B, com cabeça de rótula walimex FT-002H-SW, Filtros Polarizadores, IR, ND400... Software: Photoshop CS5

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?

Gostava de acrescentar à lista do meu equipamento uma SIGMA EX 300-800mm F5.6 DG HSM IF APO e ainda um CANON EF 2,0x EXTENDER III.
Acho que é uma boa lista agora para o coelhinho da Páscoa. eheheh

Analógico ou Digital?

Prefiro o digital pois gasto menos dinheiro da revelação e posso ver a foto na hora embora adore fotografar em analógico com rolo preto e branco.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?

Tenho um portfólio variado mas é pela fotografia de natureza, macrofotografia de natureza e vida selvagem que sinto mais atracção. Ultimamente tenho tentado evoluir na área da moda, casamentos e baptizados.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

A maior parte dos trabalhos que realizo têm um propósito mas algumas vezes, principalmente fotografia do cotidiano, o que eu chamo "vidas reais", deixo-me levar pelas oportunidades que surgem.

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?

Grandes tragédias normalmente dão grandes fotos mas gostava de ter estado no Porto, na Foz do Douro, no inverno de 2011, a fotografar a fúria do mar contra o Farol. Esse lugar é mágico para mim, tem uma luz espectacular e quando as ondas estão gigantes melhor ainda. Tudo se conjuga para uma grande série de fotos.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?

O meu livro, publicado em Julho de 2010, de macrofotografia de natureza, "Natureza ao Pormenor" da Papiro Editora, o parto do meu filho, experiência intensa e inesquecível e as sessões fotográficas de grávidas e bebés, que também tenho apostado ultimamente.

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?

Adorava ir numa traineira fotografar a faina dos homens do mar e espero ainda conseguir editar mais alguns livros, de temas variados desde fotografia de grávidas e bebés, paisagens e vida selvagem e ainda um livro de culinária, outra das minhas grandes paixões.

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Em Portugal é difícil sobreviver apenas da fotografia (e ainda pior se for da fotografia de natureza...). Há muita competição e muita oferta, logo temos de apresentar sempre algo novo, inovador. Perspectivo evoluir cada vez mais no futuro e singrar nesta área que tanto amo e me dá tanto prazer.

Quais são os teus fotógrafos de referência?

Portugueses: A.Brito, Luís Louro, Albano Soares, Luís Quinta, Hugo Amador, Luís Ferreira, Fernando Quintino Estévão e Ricardo Lourenço.
Estrangeiros: Sebastião Salgado, Bence Mate, David Doubliet, Sven Zacek e Anne Gueddes.

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas? 

Em relação ao site acho apelativo e de fácil navegação.

Deixe o link do seu site ou blog.

Site Pessoal: www.jorgecasais.com
Blog Natureza e Vida Selvagem: http://mothernaturephotography.blogspot.com
Blog de fotografia de casamentos, baptizados, maternidade, moda...:  http://fotostudio41.blogspot.com


Galeria de Jorge Casais no fotogenicos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...