segunda-feira, 5 de março de 2012

Entrevista com Marco Santos Marques

Marco Santos Marques, nasceu em 1974 em Lisboa. Desde muito cedo ligado à música, através da guitarra seu instrumento de eleição. Em 2004 abraçou a fotografia como meio de expressão e recentemente no ano de 2010 lançou o seu sítio na Internet www.marcosantosmarques.com, onde através da sua empresa Lightscapes in Nature leciona cursos de fotografia de natureza. Na sua visão a fotografia de natureza é a junção entre a natureza e a arte, procurando em cada imagem uma ativação completa dos sentidos do espetador, desenhando com luz o seu espírito e a sua alma.



Como surgiu paixão pela fotografia?   

A fotografia surge  há cerca de oito nos atrás como uma paixão e ao mesmo tempo uma necessidade criativa. Desde sempre tive umgrande interesse pela música, masneste momento a fotografia ocupa todo o meu espaço criativo. 

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?

Com a LightscapesinNatureo tempo despendido é demasiado para considerar um hobby.

Que equipamentos e softwares usa?

Câmara: Canon EOS5D MKII
Objectivas: Canon 17-40mm f/4, 70-200mm f/4, 100mm f/2.8
Software: Lightroom e Photoshop

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?

Uma câmara panorâmica Fuji G617.

Analógico ou Digital?

Digital.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?

Natureza, paisagem em particular.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

Normalmente tudo é planeado, como faço fotografia de paisagem, antes de sair de casa faço uma pesquisa sobre os locais a fotografar, sobre as marés e o tempo.

Acontece quase sempre que depois de descobrir um enquadramento, volto várias vezes com a intenção de fotografar com a melhor luz.

Por outro lado deixar-me levar pela oportunidade também é positivo pois é aí que verdadeira fotografia de natureza acontece, temos que estar preparados para reconhecer e fotografar e qualquer motivo ou acontecimento, por mais célere que seja. 

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?

Como fotógrafo de natureza, tenho como desejo fotografar nos quatro cantos do mundo.

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?


Sem dúvida “Light Throne”. Nessa imagem sinto que criei algo diferente. Toda experiência foi surreal, estar no local às 4 da manha, em breu completo, as estrelas eram a única fonte de luz. A via láctea era perfeitamente visível. Recorri ao som do mar e ao conhecimento que tinha sobre o local para chegar ao sítio onde iria tirar a foto. Da imagem fica esta experiência e a ideia de correr 30 metros numa exposição de 25 seg., para chegar atrás da rocha e disparar o flash manualmente.O nevoeiro intenso dessa madrugada serviu como difusor, permitindo uma maior subtileza no efeito, acentuando a linha da rocha, debaixo de um céu híper estrelado.

Que projetos na área da fotografia tem para o futuro?

Além do livro “Os direitos da Terra” lançado no último mês de Janeiro. A LightscapesinNature, é neste momento uma realidade. Para este ano de 2012 temos agendados cerca de seis workshops tanto na vertente noturna para fotógrafos com um nível mais avançado quer nos workshops ditos normais para fotógrafos em fase inicial com o desejo de apreender conceitos de fotografia de natureza. O próximo workshop está marcado para o próximo dia 28 de Abril de 2012  no Parque Natural Sintra-Cascais. Ainda durante este ano surgirão mais novidades, fiquem atentos ao site e ao blog.

Quais as perspectivas atuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Espero o melhor, temos fotógrafos de grande qualidade, a assumir cada vez mais um papel preponderante no mercado em todas as áreas, são pessoas com uma grande sensibilidade artística.

Quais são os teus fotógrafos de referência?    

Pedro Bento, Nuno Luís, Hélio Cristóvão, Paulo A Lopes, Ricardo Alves, Joel Santos, Ansel Adams, Michael Anderson, MarcAdamus, IanPlant e muitos outros. 

Deixe o link do seu site ou blog.
 

Site: www.marcosantosmarques.com
Blog:
marcosantosmarques.blogspot.com

Galeria de Marco Santos Marques no fotogenicos.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...