segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Entrevista com Pedro Emanuel Santos (croqui)



Pedro Emanuel Santos (croqui).
Nasci em Santo Tirso a 13 de Setembro de 1983.
Desde há vários anos que me dedico às artes em geral, tendo experimentado várias formas de expressão artística.
Tenho trabalhado essencialmente na área gráfica, e sou responsável pela criação/design de várias obras, nas quais tenho trabalhado também como ilustrador.
Com formação em Artes Gráficas, frequentei também cursos e workshops de fotografia.
Exponho quer individual quer coletivamente, desde 2008.





Como surgiu a paixão pela fotografia? 


A paixão pela fotografia penso que existe desde sempre, e deve-se à minha admiração pela arte, em todas as suas formas.
De admirador a utilizador foi um passo...

Faz da fotografia uma profissão ou um hobby?



A fotografia para mim é claramente um hobby. Contudo, no último ano passei a colaborar com um estúdio de fotografia. Mas mesmo sendo pago, considero um hobby.

Possui formação especifica ou é considera-se um auto-didacta?
 

Fiz um curso de fotografia e alguns workshops, mas acima de tudo considero-me um auto-didacta.

 
Que equipamentos e softwares usa?

Neste momento tenho uma nikon d80 a entrar na reforma (e alguns acessórios essenciais como objectivas, grip, flash, etc).
Também tenho trabalhado com outras nikon's: D90; D300s e D7000 mas, infelizmente (risos) não são minhas!

sofware: Photoshop

Qual é o seu equipamento de sonho/eleição?


Hasselblad H4D-40

Analógico ou Digital?


Digital quase sempre. Mas não gosto muito de comparar, pois respeito muito o Analógico.

Qual a sua preferência quanto aos estilos de fotografia?

Fotografia conceptual, há quem lhe chame plástica. Mas também gosto da "foto pela foto" e admiro muito fotojornalismo.

Eu gosto de fotógrafos que surpreendem. E, paradoxalmente também nos estilos que eu não optaria.
Ou seja, geralmente não faço fotografia de moda, produto ou arquitetura (meros exemplos). No entanto, por vezes vejo fabulosos trabalhos nestes estilos que me dão vontade de experimentar.

Quando fotografa tem um propósito em mente ou deixa-se levar pelas oportunidades que surgem?

No meu caso aplicam-se os dois casos.
Nos últimos trabalhos que fiz tive necessidade de ter um tema, um conceito, um objectivo inicial.
Gosto de trabalhar sobre uma base, que pode ser um texto, uma frase, ou mesmo uma palavra ou ideia.
Mas também acontece dar-se a necessidade de fotografar. Sobretudo em situações em que estejamos mais sensíveis ao que nos rodeia e respetiva beleza (como viagens).

Que acontecimento recente mais o levou a desejar lá ter estado como fotografo e porquê?



No fim do ano decorreu em Berlim o encontro internacional anual de Taizé.
Já fui a alguns encontros e gostava de fazer uma reportagem fotográfica de um desses eventos.
Talvez este ano. Será em Roma :)

Dos trabalhos fotográficos realizados, qual foi para si o mais marcante e com qual mais se identifica?



Dei-lhe o nome "adeus casa", e foi sem dúvida o trabalho mais marcante para mim. Talvez por ter sido o mais intimista.

Que projectos na área da fotografia tem para o futuro?


"no atelier" é um projecto que tenho em mente e inclusive já comecei.

Retrata a vida de um artista, as rotinas, a sua relação com o espaço onde vive a maior parte do seu tempo.

Há outro em mente que será um trabalho em conjunto com um outro fotografo, e envolverá também desenho e/ou pintura numa relação direta com a fotografia.

Quais as perspectivas actuais e futuras, que tem, da fotografia em Portugal?

Sou pouco conhecedor ao ponto de dar um opinião credível! Mas as minhas perspetivas são positivas.
O digital e a internet vieram sem dúvida revolucionar tudo isto. 
Há imensa informação disponível. Blogs, sites, revistas, livros, foruns, encontros, etc... Os entendidos dizem que há muito "lixo fotográfico ou visual" mas eu acredito que o grosso tem qualidade.

Acho que há é demasiada preocupação e informação vocacionados para a técnica e poucos para a fotografia como conceito.

O passo que falta é a consciencialização de que a fotografia é uma palavra pequena para tantas tantas áreas que envolve.
Ainda se vêm pessoas a criticar os vencedores de prémios como Talento Fnac ou o Emergentes, quando esses "críticos" apenas fotografam "mulheres na praia ou em casas abandonadas". E não se trata de qual género é melhor! Para mim nesse nível não há melhor nem pior. São coisas diferentes que em comum têm apenas a palavra (e não mais que isso): Fotografia. Há espaço para todos! :)

Quais são os teus fotógrafos de referência?  


Acho que não vale a pena elogiar os "eternos consagrados"...!
Posso referir alguns nomes que aprecio dos mais variados estilos:
Marício Lima, Peter Kemp, Sabine Pigalle, Angela Mendes Ferreira, José Miguel Ferreira, Ana Pais, Maria Rita

e se me permitem, faço referência a uma que destaco aqui no fotogénicos:
os retratos da "blandisca".
não desfazendo dos outros, até porque não os conheço todos :)

Qual a sua opinião acerca do nosso site e na sua óptica que melhorias poderiam ser feitas?
 

Gosto bastante do site, mas não participo tanto como gostaria (vou tentar mudar isso). Não tenho nenhum reparo a fazer.
Penso que tem qualidade, membros interessantes, que nos permitem crescer nesta área, passatempos aliados a publicações e eventos de realçar, como foi a exposição "momentos fotogénicos".

Gosto bastante do novo blog, está atrativo e muito interessante!

Deixe o link do seu site ou blog.
www.pedroemanuelsantos.com


Poderá ver abaixo os trabalhos do Pedro que estão na Galeria do fotogenicos.net


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...