terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vamos Fotografar


Nesta rubrica “Vamos Fotografar”, fica hoje uma sugestão em jeito de Passeio pelo Alentejo.

Local de destino: Monsaraz.
Coordenadas GPS:
N 30º 26` 33.9282" , W 7º 22` 48.8568" 





Monsaraz é uma freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz, com 88,29 km² de área e 977 habitantes (números de 2001) e com uma Densidade: 11,1 h/km².

Local simpático onde ao chegaram à Porta da Vila serão automaticamente contagiados pela tranquilidade, a calma, a sua beleza.

O percurso dentro da Vila, esse, recomenda-se que seja feito lentamente, passo a passo, para contemplar e deixar-se encantar pelas Casas Quinhentistas, os Portais Góticos, as Janelas Manuelinas. Tudo isto numa atmosfera Medieval, orgulhosamente preservada, onde o silêncio impera, o branco é rei e a beleza é total.


Este Ano comemora-se os 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz, com diversas actividades culturais ao longo do ano.
Por exemplo, no dia 1 de Junho, dia em que passam precisamente 500 anos desde que o rei D. Manuel I outorgou em Lisboa um novo foral à vila de Monsaraz para substituir o antigo Foral Afonsino (atribuído por D. Afonso III em 1276). Nesta data (1Junho) será recriada a entrega do foral ao Alcaide, decorrerá o lançamento da edição fac-símile do Foral Manuelino e haverá um concerto comemorativo da efeméride.

Do programa, destaque também para a exposição “Monsaraz na História”, que vai estar patente na Igreja de Santiago entre 1 de Maio e 30 de Junho, assim como a abertura do Museu do Fresco, que vai decorrer no dia 13 de Julho. Neste museu poderá apreciar-se o Fresco do Bom e Mau Juiz, pintura dos finais do século XV e descoberta em 1958 que representa a alegoria da justiça terrena, em que o bom e o mau juiz são os elementos principais e que evidenciam as fórmulas tradicionais de isenção e corrupção humanas.

No dia 13 de Julho será apresentado o projecto de recuperação do Jogo Alquerque, que era jogado no antigo Egipto há mais de 3 mil anos e foi introduzido na Europa no século VIII pelos muçulmanos. Este jogo, antepassado do actual Jogo de Damas, está representado em várias lajes dispersas pela vila medieval de Monsaraz e a autarquia pretende produzir réplicas e organizar um torneio durante o verão.

Outro foco de interesse do programa comemorativo do Foral Manuelino de Monsaraz é igualmente no mês de Julho uma sessão de observação nocturna de astronomia sobre a evolução do mapa celeste nos últimos 500 anos e no dia 6 de Outubro será apresentado ao público o Centro Interpretativo Multimédia de Monsaraz, que vai funcionar na Casa da Inquisição.



Vagueando pelas ruas, vão calcorreando (com cuidado!) o chão assimétrico feito de pedras de xisto e vão concerteza um dia querer voltar, pois para além da Fotografia, muitas são as razões para visitarem (ou, revisitarem) a Vila de Monsaraz!



Mapa de Monsaraz, gentileza de Luisa Gonçalves, para orientação.



Porta da Vila 2. Casa dos Alcaides 3. Cisterna da Vila 4. Antigos Passos da Audiência 5. Igreja S. João 6. Igreja de Sta. Maria da Lagoa 7. Igreja da Misericórdia 8. Casa da Inquisição 9. Castelo 10. Casa da Cultura (antiga Igreja de Santiago) 11. Pelourinho 12. Turismo 13. Porta de Évora 14. Porta de Alcova 15. Porta do Buraco




Links úteis:
Junta de Freguesia de Monsaraz
Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Blog Monsaraz
Grupo Monsaraz no Facebook




Fotos:
António Caeiro


Texto:
António Caeiro 
(com ajuda da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz na parte das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz)



Mapa:
Luisa Gonçalves

Divirtam-se e boas fotos!

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica! Um belo local do nosso Portugal para fotografar, passear e degustar as maravilhas gastronómicas que o Alentejo oferece.

    ResponderEliminar
  2. Realmente parece um local bem giro de se visitar, um abraço

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...